Denervaçao renal simpática associada a reisolamento de veia pulmonar em pacientes com fibrilaçao atrial persistente de longa duraçao e hipertensao resistente: funciona?

Denervaçao renal simpática associada a reisolamento de veia pulmonar em pacientes com fibrilaçao atrial persistente de longa duraçao e hipertensao resistente: funciona?

Authors

  • Márcio Galindo Kiuchi

Keywords:

Hipertensao, Pressao Arterial, Fibrilaçao Atrial.

Abstract

Relato de 5 casos de pacientes com fibrilaçao atrial persistente de longa duraçao refratários ao tratamento com fármacos antiarrítmicos e submetidos a ablaçao da fibrilaçao atrial por cateter há pelo menos 12 meses. Os pacientes apresentavam as mesmas queixas, estavam utilizando os mesmos medicamentos, eram portadores de hipertensao resistente e de outras comorbidades, e voltaram a apresentar fibrilaçao atrial persistente de longa duraçao. Todos foram submetidos a denervaçao renal simpática associada a reisolamento das veias pulmonares e passaram a apresentar reduçao significativa da pressao arterial, tanto sistólica como diastólica, aferida no consultório e por monitorizaçao ambulatorial da pressao arterial de 24 horas após o procedimento. Mesmo após o imediato sucesso do procedimento, com recuperaçao do ritmo sinusal, em menos de 12 meses os pacientes tiveram recorrência de fibrilaçao atrial persistente. Observou-se, porém, reduçao do volume do átrio esquerdo 12 meses após o procedimento. Conclui-se que a denervaçao renal simpática foi eficaz no controle da pressao arterial, com consequente reduçao do volume do átrio esquerdo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-10-17

How to Cite

Kiuchi, . M. G. (2016). Denervaçao renal simpática associada a reisolamento de veia pulmonar em pacientes com fibrilaçao atrial persistente de longa duraçao e hipertensao resistente: funciona? Denervaçao renal simpática associada a reisolamento de veia pulmonar em pacientes com fibrilaçao atrial persistente de longa duraçao e hipertensao resistente: funciona?. JOURNAL OF CARDIAC ARRHYTHMIAS, 29(4), 164–168. Retrieved from https://jca.org.br/jca/article/view/2325

Issue

Section

Case Report