Ressincronizaçao Ventricular no Tratamento da Insuficiência Cardíaca Dilatada: Prevalência de Toracotomias Incor-HCFMUSP (1997-2005)

Ressincronizaçao Ventricular no Tratamento da Insuficiência Cardíaca Dilatada: Prevalência de Toracotomias Incor-HCFMUSP (1997-2005)

Authors

  • Wagner Tetsuji TAMAKI
  • Roberto COSTA
  • Martino MARTINELLI FILHO
  • Elizabeth Sartori CREVELARI
  • Anísio Alexandre Andrade PEDROSA
  • Silvana Angelina NISHIOKA
  • Noedir STOLF

Keywords:

estimulaçao mutissítio, marcapasso biventricular, estimulaçao epimiocárdica, toracotomia para ressincronizaçao cardíaca, curva de aprendizagem

Abstract

Em pacientes com disfunçao ventricular e distúrbio de conduçao pelo ramo esquerdo, a ressincronizaçao cardíaca é utilizada no tratamento da insuficiência cardíaca (IC) refratária ao tratamento clínico, com resultados comprovadamente eficazes em curto e médio prazos. No final da década de 90, foram introduzidos métodos para cateterizaçao e estimulaçao com eletrodos específicos para o seio coronário. Atualmente, a técnica endovenosa é considerada o principal método para ressincronizaçao cardíaca; entretanto, a toracotomia ainda é um método efetivo e eficaz nos casos de posiçoes instáveis, altos limiares, estimulaçao frênica, trombose venosa, entre outros. O presente estudo teve como objetivo descrever a prevalência de toracotomias na casuística do InCor-HCFMUSP desde os primeiros casos (fevereiro de 1997 a dezembro de 1999, quando era a única opçao disponível) até dezembro de 2005, listando os principais motivos de sua realizaçao.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-10-17

How to Cite

TAMAKI, . W. T., COSTA, . R., FILHO, . M. M., CREVELARI, . E. S., PEDROSA, . A. A. A., NISHIOKA, . S. A., & STOLF, . N. (2007). Ressincronizaçao Ventricular no Tratamento da Insuficiência Cardíaca Dilatada: Prevalência de Toracotomias Incor-HCFMUSP (1997-2005): Ressincronizaçao Ventricular no Tratamento da Insuficiência Cardíaca Dilatada: Prevalência de Toracotomias Incor-HCFMUSP (1997-2005). JOURNAL OF CARDIAC ARRHYTHMIAS, 20(1), 7–12. Retrieved from https://jca.org.br/jca/article/view/2778

Issue

Section

Original Article