Cardiodesfibrilador implantável na prevençao de morte súbita em paciente com distrofia muscular tipo 1 (doença de Steinert)

Cardiodesfibrilador implantável na prevençao de morte súbita em paciente com distrofia muscular tipo 1 (doença de Steinert)

Authors

  • Alexandre Santoro Francisquini
  • Ronaldo Altenburg Gismondi
  • Olga Ferreira de Souza
  • José Carlos Buchaul Maia Ribeiro

Keywords:

Distrofia Miotônica, Morte Súbita, Arritmias Cardíacas.

Abstract

A distrofia muscular tipo 1 é uma miopatia hereditária genética com alto risco de morte súbita. Como a morte súbita é um evento comum, existe o desafio de identificar o paciente de maior risco para considerar a colocaçao de um cardiodesfibrilador implantável. O presente estudo relata o caso de um paciente com distrofia muscular tipo 1 com marcadores de alto risco para morte súbita, no qual foi implantado um cardiodesfibrilador implantável com sucesso. A correta estratificaçao para morte súbita é um importante passo na indicaçao do cardiodesfibrilador implantável.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

17-10-2017

How to Cite

Francisquini, . A. S., Gismondi, . R. A., Souza, . O. F. de, & Ribeiro, . J. C. B. M. (2017). Cardiodesfibrilador implantável na prevençao de morte súbita em paciente com distrofia muscular tipo 1 (doença de Steinert): Cardiodesfibrilador implantável na prevençao de morte súbita em paciente com distrofia muscular tipo 1 (doença de Steinert). JOURNAL OF CARDIAC ARRHYTHMIAS, 30(3), 129–132. Retrieved from https://jca.org.br/jca/article/view/2299

Issue

Section

Case Report