Bloqueio Atrioventricular Total e Avançado Idiopático em Pacientes entre 20 a 40 anos: Envelhecimento Precoce do Sistema de Conduçao e/ou Prenúncio de Cardiopatias Futuras?

Bloqueio Atrioventricular Total e Avançado Idiopático em Pacientes entre 20 a 40 anos: Envelhecimento Precoce do Sistema de Conduçao e/ou Prenúncio de Cardiopatias Futuras?

Authors

  • Mitermayer Reis BRITO

Keywords:

bloqueio atrioventricular total e avançado idiopático, faixa etária - 20 a 40 anos, bloqueio de ramo esquerdo

Abstract

A maioria dos pacientes (ptes) com bradiarritmias sintomáticas que requerem o implante de (MP) definitivo sao idosos. Conseqüentemente, os adultos jovens, faixa etária entre 20 e 40 anos, estao pouco representados nos estudos de resultados após o implante de MP. O objetivo do presente estudo foi definir as causas de doenças do sistema de conduçao e avaliar a sua evoluçao clínica. Foram estudados 11 pacientes com bloqueio atrioventricular total e avançado idiopático, com idade entre 20 a 40 anos, os quais foram submetidos a implante de marcapasso definitivo, bicameral. O eletrocardiograma prévio ao implante do marcapasso era normal em 4 pacientes. O distúrbio de conduçao do ramo esquerdo ocorreu em 63,3%: bloqueio divisional ântero-superior esquerdo em 4 pacientes, bloqueio completo de ramo esquerdo com desvio do eixo QRS para a esquerda em 2 e bloqueio trifascicular (BRD + BDASE + BAV 2:1) em 1 paciente. Somente um paciente manteve-se predominantemente em ritmo sinusal e os demais dependentes do marcapasso. A evoluçao clínica de todos os pacientes foi benigna em um período de acompanhamento de 46,9 ± 5,6 meses.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2003-10-17

How to Cite

BRITO, . M. R. (2003). Bloqueio Atrioventricular Total e Avançado Idiopático em Pacientes entre 20 a 40 anos: Envelhecimento Precoce do Sistema de Conduçao e/ou Prenúncio de Cardiopatias Futuras? Bloqueio Atrioventricular Total e Avançado Idiopático em Pacientes entre 20 a 40 anos: Envelhecimento Precoce do Sistema de Conduçao e/ou Prenúncio de Cardiopatias Futuras?. JOURNAL OF CARDIAC ARRHYTHMIAS, 16(4), 202–207. Retrieved from https://jca.org.br/jca/article/view/2895

Issue

Section

Original Article