QT longo desmascarado pela fluoxetina

QT longo desmascarado pela fluoxetina

Authors

  • Claudia Karina Guarino Lins
  • José Tarcísio Medeiros de Vasconcelos
  • Heron Rhydan Saad Rached
  • Elizandra Tiso Vinhas Goulart Copola

Keywords:

Síndrome do QT Longo, Taquicardia Ventricular, Morte Súbita.

Abstract

A síndrome do QT longo induzida por fármacos é uma condiçao potencialmente fatal, capaz de causar morte súbita como primeira manifestaçao clínica. Relatamos o caso de paciente jovem que evoluiu com parada cardiorrespiratória em fibrilaçao ventricular durante internaçao hospitalar, 24 horas após nefrolitotripsia extracorpórea. Durante a avaliaçao foi observado intervalo QT corrigido aumentado de 580 ms e uso de fórmula para emagrecer que continha fluoxetina 30 mg. Após suspensao da medicaçao houve normalizaçao do QT, optando-se pelo uso de cardiodesfibrilador implantável pelo alto risco de recorrência da fibrilaçao ventricular. A síndrome do QT longo pode se manifestar após o uso de fármacos para o tratamento de outras afecçoes, ressaltando a importância da anamnese rigorosa em busca de antecedentes de morte súbita, assim como da realizaçao de eletrocardiografia antes da introduçao de fármacos específicos, de forma a identificar possíveis casos assintomáticos de síndrome do QT longo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

17-10-2015

How to Cite

Lins, . C. K. G., Vasconcelos, . J. T. M. de, Rached, . H. R. S., & Copola, . E. T. V. G. (2015). QT longo desmascarado pela fluoxetina: QT longo desmascarado pela fluoxetina. JOURNAL OF CARDIAC ARRHYTHMIAS, 28(1), 27–30. Retrieved from https://jca.org.br/jca/article/view/2394

Issue

Section

Case Report