Terapia de ressincronizaçao cardíaca após implante por cateter de bioprótese valvar aórtica

Terapia de ressincronizaçao cardíaca após implante por cateter de bioprótese valvar aórtica

Authors

  • Leila Maria Catucá Ribeiro Pastore
  • Luis Gustavo Belo
  • Maria Cristina Meira Ferreira
  • Jacob Atiè

Keywords:

Bloqueio de Ramo, Terapia de Ressincronizaçao Cardíaca, Marcapasso Cardíaco Artificial, Morte Súbita, Substituiçao da Valva Aórtica Transcateter.

Abstract

O tratamento da estenose aórtica com implante por cateter de bioprótese valvar aórtica é sabidamente eficaz. Contudo, os distúrbios de conduçao sao complicaçoes frequentes e associam-se a elevada taxa de implante de marcapasso definitivo. Questoes referentes ao melhor modo de estimulaçao, ao papel do cardiodesfibrilador na profilaxia de morte súbita e ao prognóstico ainda nao apresentam consenso. Relata-se, portanto, um caso de paciente que, após o implante valvar, evoluiu com bloqueio completo de ramo esquerdo agudo e bradiarritmia, insuficiência cardíaca refratária ao tratamento medicamentoso, com fraçao de ejeçao gravemente comprometida e intolerância ao betabloqueador por bradiarritmia. Optou-se, entao, pela terapia de ressincronizaçao ao invés do marcapasso convencional, com boa resposta clínica. A associaçao com cardiodesfibrilador foi descartada para profilaxia de morte súbita após o estudo eletrofisiológico, o qual nao evidenciou instabilidade elétrica ventricular.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

17-10-2016

How to Cite

Pastore, . L. M. C. R., Belo, . L. G., Ferreira, . M. C. M., & Atiè, . J. (2016). Terapia de ressincronizaçao cardíaca após implante por cateter de bioprótese valvar aórtica: Terapia de ressincronizaçao cardíaca após implante por cateter de bioprótese valvar aórtica. JOURNAL OF CARDIAC ARRHYTHMIAS, 29(1), 29–33. Retrieved from https://jca.org.br/jca/article/view/2352

Issue

Section

Case Report